Superintendências

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo

Superintendência de Desenvolvimento Regional e Setorial

Possui como propósito formular, articular e realizar ações e políticas públicas para promover o desenvolvimento regional e setorial, por meio da inclusão produtiva e do estímulo ao empreendedorismo, gerando diversificação econômica para a sustentabilidade dos micro e pequenos negócios em Alagoas.
Compete à Superintendência de Desenvolvimento Regional e Setorial promover e coordenar ações para o desenvolvimento de maneira competitiva e sustentável, além de contribuir para a melhora do ambiente empresarial, em conjunto com diferentes instâncias de governo e entidades de apoio ao segmento dos Micro e Pequenos Negócios e das Associações e Cooperativas alagoanas.
É também de competência da Suder a promoção da gestão autônoma e sustentável - social e economicamente - dos principais aglomerados produtivos do Estado, de modo a disseminar e trabalhar em sinergia com os princípios estabelecidos na esfera federal do Plano Nacional de Desenvolvimento Regional.
Entre os diversos projetos que são alocados nesta superintendência estão: PAPL - Programa de Arranjos Produtivos Locais, PAB - Programa do Artesanato Brasileiro em Alagoas, FEMPE - Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, Projetos de Empreendedorismo, dentre outros projetos relacionados às atividades econômicas apoiadas pelo Estado e aos pequenos empreendimentos de agrupamentos produtivos institucionalizados.

 

Contato:
Telefone: (82) 3315-1530
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Superintendência de Energia e Mineração

A Superintendência de Energia e Mineração estimula e desenvolve políticas públicas voltadas para a geração de energia de fontes renováveis, e assegura que o Estado participe ativamente de discussões relativas à utilização de recursos minerais no território alagoano.

Além disso, a Suem desenvolve ações de incentivo ao uso do gás natural nos diversos segmentos, bem como acompanha estudos e leilões na Bacia Sergipe-Alagoas (terra e mar) para prospecção de novas jazidas de petróleo e seus derivados. Esta superintendência também articula parcerias com as instituições acadêmicas e a iniciativa privada, permitindo realizações em benefício da sociedade em geral, apoiando, sobretudo, o nosso segmento sucroenergético com ênfase no etanol, açúcar e bioenergia.

Quanto ao seu desenvolvimento, a Suem realiza ações por intermédio de levantamento e contabilização das informações energéticas que envolvem produção, transformação e consumo; realiza contatos entre agentes consumidores de energia, empresas instaladas, assim como de interessadas em vir para o Estado (especializadas em geração distribuída e centralizada) e as Agências de fomento, bem como bancos com linhas de crédito disponíveis. Atua também na elaboração de mapas das áreas de plantio de eucalipto e de outros tipos de biomassas locais, para estimar sua extensão através das florestas energéticas; articulação de reuniões do Conselho Estadual de Política Energética com seus representantes e dos Comitês Técnicos de assessoramento; Organização de Seminários, Workshops, Eventos e agendas afins com interação estadual, nacional e internacional dos mercados de energia e de suas potencialidades, pautado na sustentabilidade e no uso correto dos recursos energéticos, considerando especialmente as fontes solar, eólica e biomassa.

Para melhoria de infraestrutura, por meio do CEPE e dos seus Comitês Técnicos de assessoramento, a SUEM trabalha no apoio para a implantação de linhas de transmissão e subestações de energia elétrica, principalmente nas regiões Agreste e Sertão do Estado, participando da definição dos modelos de concessões de serviços de distribuição de energia elétrica que propiciam melhor qualidade do serviço e com modicidade tarifária adequada com a competitividade da indústria alagoana.


 
Contato:
Telefone: (82) 3315-1715
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Superintendência de Indústria, Comércio e Serviços

A Superintendência de Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) tem seu trabalho direcionado para a execução de ações que visam à geração de atividades produtivas, por meio de políticas públicas, de forma a agregar valor à cadeia da indústria, comércio e serviços, com a atração de empreendimentos de pequeno, médio e grande porte para o Estado.

As atividades e serviços de atração de investimentos da Sedetur estão focadas no atendimento empresarial para apresentar oportunidades de negócios e diferenciais competitivos, como os incentivos governamentais para a implantação e/ou modernização de unidades produtivas. Esses negócios são mapeados e prospectados de acordo com a vocação e potencialidade econômica do Estado e de regiões específicas.

Os empresários recebem assessoria técnica, sendo acompanhados desde o desenvolvimento do seu projeto, bem como nos tramites junto aos demais órgãos da administração pública. Empresas que já recebem incentivos concedidos pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Conedes) contam com um acompanhamento direto para que os seus empreendimentos sejam instalados dentro dos prazos pré-estabelecidos.
Para aumentar o poder de captação de novos investimentos, bem como estimular os negócios e as cadeias produtivas já existentes, a Sedetur trabalha para a criação e modernização de distritos e polos industriais, de modo a promover a infraestrutura necessária para atração de novos empreendimentos, garantindo a diversificação da economia com a distribuição de investimentos por todo o Estado. Diante da vocação e disponibilidade de infraestrutura (água, energia, rodovias), cabe à Secretaria, junto aos municípios, identificar quais localidades possuem áreas para a exploração do setor produtivo.
Neste cenário, a Sedetur tem como prioridade para a parte de Indústria, Comércio e Serviço de Alagoas a consolidação e modernização da política de incentivos do Governo do Estado e a prospecção de novas cadeias produtivas. Também é competência da Sedetur definir novas áreas para a instalação de novos empreendimentos, oferecer apoio ao setor produtivo para identificar demandas e promover a melhoria de pontos como logística e infraestrutura, além de dinamizar a política de atração de micro e pequenas empresas e prospectar novos empreendimentos no que diz respeito à energia renovável.


Contato:
Telefone: (82) 3315-2531
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Superintendência de Turismo

A Superintendência de Turismo da Sedetur atua na interlocução, divulgação, promoção e apoio à comercialização do turismo de Alagoas, para o mercado nacional e internacional, com foco no incremento do fluxo turístico e tempo de permanência no estado, para fomentar a geração de emprego e renda.
A estratégia de marketing do Turismo em Alagoas conta com cinco frentes: planejamento estratégico, identidade, promoção e apoio à comercialização e marketing digital, interlocução nas regiões turísticas.
A primeira parte consiste na formatação de um plano de marketing com ações de curto, médio e longo prazo, no monitoramento de mercados emissores e de oferta, no controle de implantação das ações e na avaliação dos resultados.
Quanto à Identidade do destino Alagoas, o foco é a definição da marca turística do Estado, estabelecendo o seu posicionamento e a linha visual padronizada para a utilização de materiais de feiras e eventos. Além disso, são ações estratégicas dentro do planejamento global, a promoção de campanhas publicitárias, o monitoramento e complementação do banco de imagens, de acordo com os produtos priorizados para a promoção e a renovação da imagem do destino com a incorporação de valores dos seus principais setores.
A promoção e o apoio à comercialização estão voltados para a agenda comercial, o relacionamento com os principais players do setor, treinamentos, apoio à captação de voos e eventos, e a participação em feiras especializadas. As atividades estão direcionadas para a criação de uma agenda comercial anual nos mercados nacional e internacional, integrando feiras, treinamentos e outras ações de relacionamento com os canais intermediários; acordo de cooperação com os estados do Nordeste para promoção internacional; revisão de convênios com o trade local, com adequação dos planos de trabalho; apoio a atração de investimentos e novas frequências aéreas e a integração com o projeto de dinamização do Turismo no São Francisco.
O fortalecimento do marketing digital é uma das principais estratégias da Sedetur no processo de promoção do destino Alagoas. Os objetivos estratégicos passam pela avaliação, manutenção e redirecionamento dos procedimentos de comunicação digital existentes, a promoção e consolidação da imagem institucional da Secretaria, e, em especial, a disseminação de ofertas de produtos e serviços do Estado na área turística.
Com um número de turistas que procuram informações no meio digital cada vez maior, a Sedetur entende como prioridade estar bem posicionada nos principais veículos e canais.
A Superintendência também atua na interlocução e acompanhamento junto às regiões turísticas de Alagoas, objetivando aproximá-las da esfera estadual, para realizar articulações que minimizem as dificuldades enfrentadas pelos destinos. Assim, é papel desta secretaria apoiar as ações de infraestrtutura que impactam a atividade turística através da elaboração de projetos para captação de recursos federais a fim de ampliar a atuação no turismo alagoano. Sendo assim, a principal estratégia é otimizar os recursos, apostando em ações integradas com os demais municípios da região, com objetivo de fortalecer os destinos a nível nacional, impactando e beneficiando toda a cadeia produtiva. Portanto, além de implantar as políticas de promoção turística e incentivar a capacitação dos serviços ofertados, a Sedetur formula diretrizes, em parceria com outros entes do trade turístico, para a realização de ações que fomentem o turismo em todos os municípios turísticos do estado.


 
Contato:
Telefone: (82) 3315-3776
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.