Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

banner-turismo-alagoas.jpg

inpi.jpg

beal-2015.png

logo portlet.jpg

 
» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Seminários ampliam conhecimento sobre energia alternativa em Alagoas
19/02/2016 - 09h55m

Seminários ampliam conhecimento sobre energia alternativa em Alagoas

Eventos tiveram foco nos empreendimentos turísticos espalhados pelo Estado

Seminários ampliam conhecimento sobre energia alternativa em Alagoas

Eventos contaram com palestras de instituições bancárias, que podem fornecer empréstimos para a aquisição do equipamento de geração de energia. (Fotos: Ascom/Sedetur)

Texto e fotos: Pedro Mesquita 

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) promoveu no mês de fevereiro seminários sobre energia alternativa. Os eventos percorreram três regiões turísticas de Alagoas: Caminhos do São Francisco, Costa dos Corais e Lagoas e Mares do Sul. Durante a programação, ainda foram organizadas rodadas de negócios com empresas que fornecem o equipamento para a geração limpa de energia. 

De acordo com o superintendente de Energia e Mineração da Sedetur, Bruno Sardeiro, as vantagens para quem adotar um sistema alternativo de geração de energia são bastante positivas. “Redução do impacto ambiental, diminuição do custo da energia, promoção de uma imagem positiva dos empreendimentos e menor risco de sobrecarga da rede elétrica”, enfatizou Sardeiro. 

O empresário e presidente da Rede Caminhos do São Francisco, Maurício Brandão, está construindo uma pousada na cidade de Água Branca. Ele acredita que poderá utilizar o modelo fotovoltaico em seu novo empreendimento. “Nossa principal preocupação é com a economia, atualmente gastamos R$ 3 mil no nosso restaurante e engenho, queremos diminuir ao máximo o valor”, explicou o empresário. 

 

Apesar do foco dos eventos ser nos empreendimentos turísticos, empresários de outros setores também participaram das rodadas de negociação. Luciene Gadi é proprietária de um laticínio na cidade de Pão de Açúcar. Ela já possui um sistema de energia solar e viu no seminário uma oportunidade de aumentar a economia.

“A participação foi muito boa para que eu pudesse conhecer como funciona. Como eu já uso o modelo na minha casa, para a cerca elétrica, acho que também posso ampliar para outros equipamentos. A placa ligada a cerca elétrica é pequena e funciona bem, imagina o que eu posso economizar com uma maior? ”, questiona a empresária. 

Os eventos contaram com palestras de instituições bancárias, que podem fornecer empréstimos para a aquisição do equipamento de geração de energia. A Desenvolve/AL foi uma delas, a organização criou uma linha de crédito exclusiva para este fim. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Nordeste também participaram da iniciativa. 

Os seminários tiveram parceria do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), atendendo os públicos dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) Turismo Caminhos do São Francisco, Turismo Costa dos Corais e Turismo Lagoas e Mares do Sul. O Sebrae/AL e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) também apoiaram a iniciativa. 

Em um cenário mundial cada vez mais preocupado com a sustentabilidade, os geradores de energia elétrica de Alagoas deverão receber um incentivo para utilizar fontes renováveis. O Estado aderiu à isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nos créditos de energia gerados por unidades consumidoras que se enquadrem nas categorias de mini e microgeradores de energia. A proposta será levada para aprovação do governador Renan Filho. 

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

cadastur.jpg

cotacao_do_dolar.jpg

tabua_das_mares.jpg

balneabilidade.jpg



Opiniões sobre Hotéis em Alagoas para suas ferias em Alagoas