» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Sedetur discute turismo na região dos Caminhos do São Francisco
23/11/2015 - 13h45m

Sedetur discute turismo na região dos Caminhos do São Francisco

Dinamização da região dos Caminhos do São Francisco pretende desenvolver e melhorar os produtos turísticos.

Mirella Costa

Um município rico em história e belezas naturais. Colonizada pelos holandeses, Penedo foi tombada pelo patrimônio histórico nacional em 1986 e situa-se em uma região convidativa, às margens do Rio São Francisco. É um município fronteira que separa os estado de Alagoas e Sergipe apenas por uma travessia de balsa que tem como cenário o grandioso "Velho Chico".

Com uma variedade de atrativos, o turismo tem grande potencial para estar entre as principais fontes econômicas da região. Com o intuito de fomentar o setor, a secretária do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires participou nesta segunda-feira, 23, da reunião ordinária do Conselho Municipal de Turismo, em Penedo.

Na ocasião, foram discutidos temas relacionados à dinamização da região dos Caminhos do São Francisco para desenvolver e melhorar os produtos turísticos. A secretária Jeanine Pires destacou a necessidade de ofertar estrutura física para os visitantes. "Estamos passando por todas as instâncias de governança de Alagoas para ouvir os principais desafios de cada região e promover parceria com o poder municipal e setor privado para que seja base de um desenvolvimento. Queremos unir esforços para potencializar o turismo local, e para conseguir aumentar o fluxo turístico é importante oferecer uma estrutura de qualidade com o aumento da oferta hoteleira, de restaurantes e novos passeios", explicou Jeanine.

Ela disse ainda, que entre as áreas de atuação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo está o desenvolvimento das atividades econômicas com um olhar para diversificar e entender o potencial de cada local. "Este é um trabalho realizado em toda a região do São Francisco, e Penedo é um ponto central que tem uma combinação toda especial pela grande carga histórica e por ficar próximo da praia e do rio São Francisco. É uma região que precisa ser trabalhada para que os turistas durmam aqui, se alimentem aqui e gastem dinheiro aqui para possibilitar o desenvolvimento local e atrair turistas nacionais e internacionais", concluiu a secretária.

A reunião contou com a presença da equipe técnica da Agência de Fomento do Estado (Desenvolve) para apresentar linhas de créditos com o intuito de financiar novos empreendimentos e apoiar a promoção de novos produtos turísticos para a região.

O secretário municipal de turismo, Pedro Soares falou da importância em aperfeiçoar a qualidade dos serviços prestados, em proteger e recuperar o espaço público e fomentar os atrativos naturais para impulsionar o desenvolvimento da cidade. "Trabalhamos para que Penedo seja visto como um exemplo de desenvolvimento sustentável na atividade turística. O turismo tem um grande potencial para promover a qualidade de vida para a população com base nas melhorias de infraestrutura básica e turística, elevando a satisfação da comunidade e do visitante", afirmou.