Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

banner-turismo-alagoas.jpg

inpi.jpg

beal-2015.png

logo portlet.jpg

 
» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Reunião discute projeto de sede para pequenos mineradores de APL
27/11/2015 - 13h15m

Reunião discute projeto de sede para pequenos mineradores de APL

Proposta da construção nasceu de parceria com faculdade de Alagoas

Reunião discute projeto de sede para pequenos mineradores de APL

proposta foi apresentada pela professora da Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT), Kátia Oliveira. Foto: Pedro Mesquita

Pedro Mesquita

Uma reunião, na manhã desta sexta-feira (27), debateu o projeto arquitetônico para a sede de pequenos mineradores do Arranjo Produtivo Local (APL) Extração Artesanal de Granito. A proposta foi apresentada pela professora da Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT), Kátia Oliveira. Ela e mais três aluno trabalham em parceria com o grupo.

De acordo com a gestora do APL Extração Artensal de Granito, Glória Velasquez, o projeto contempla perfeitamente os empreendedores. Para ela, a próxima etapa é pensar em parceiros para executar a construção. “Qualquer obra demanda um gasto grande, então já estamos buscando ajuda para conseguir levar adiante a ação”, explica.

Na sede, serão utilizados muitos materiais encontrados no próprio arranjo, como o paralelepípedo e pedra rachão. Segundo a professora responsável pelo projeto, a ideia é tornar o espaço um cartão de visita. “Muitos produtos comercializados pelos mineradores podem se encaixar facilmente na construção e isso é uma forma de mostra-los aos visitantes”, afirma Kátia Oliveira.

No mês de novembro, os pequenos mineradores da Cooperpedras, cooperativa que contempla trabalhadores de Branquinha, Murici e União dos Palmares, conseguiram a licença mineral para exploração da atividade. Em abril, foi o licenciamento ambiental que trouxe mais uma motivação para os empresários do APL.

Com a atividade regularizada, o empresário de Murici, Geraldo Avelino, se diz muito feliz com o projeto arquitetônico. “É mais uma conquista que podemos comemorar, um momento de grande alegria. Com a nossa sede, teremos mais segurança, mais tranquilidade e poderemos trabalhar da melhor forma possível, sem preocupação”, aponta.

O APL Extração Artesanal de Granito faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) em parceria com o sebrae.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

cadastur.jpg

cotacao_do_dolar.jpg

tabua_das_mares.jpg

balneabilidade.jpg



Opiniões sobre Hotéis em Alagoas para suas ferias em Alagoas