Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

banner-turismo-alagoas.jpg

inpi.jpg

beal-2015.png

logo portlet.jpg

 
» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Região do São Francisco tem estudo de demanda turística
28/08/2013 - 09h14m

Região do São Francisco tem estudo de demanda turística

Pesquisa revelou que 19,2% do fluxo total de visitantes que embarcam nos aeroportos de Maceió e Aracaju visitam o destino

Região do São Francisco tem estudo de demanda turística

Na ocasião foram apresentados todos os produtos desenvolvidos dentro do projeto, a exemplo da marca do destino.

Mais uma ação do Projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Turismo na Região do Baixo São Francisco foi finalizada e o destino ganha um estudo de demanda turística. Nesta sexta-feira (23), os integrantes do projeto se reuniram na secretaria de Estado do Turismo (Setur) para discutir  os resultados da pesquisa, analisar os indicadores e alinhar as ações para fortalecer e promover o destino nos mercados nacional e regional.

Na ocasião foram apresentados todos os produtos desenvolvidos dentro do projeto, a exemplo da marca do destino e do portal, que está sendo criado especificamente para a região, além do layout que será utilizado para a divulgação do destino. O estudo foi realizado pela IBERTUR, empresa contratada, e acompanhado pelo Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS), instituição responsável pela execução do projeto que é um produto do Governo de Alagoas, através da setur e da secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande).

Na pesquisa, realizada na alta e baixa temporadas fora entrevistados um total de 2.541 turistas em Maceió, Piaçabuçu, Penedo, Piranhas, Delmiro Gouveia, Aracaju e através da internet. O estudo revelou que a Região do São Francisco recebe 19,2% do fluxo total de visitantes que embarcam nos aeroportos de Maceió e Aracaju e que 70% das pessoas desejam conhecer o destino.

Para a Coordenadora do projeto pela Setur, Sandra Vilanova, a região do São Francisco está crescendo. “A criação de novos produtos turísticos além da ampliação de novos serviços como pousadas e restaurantes contribuem para o fortalecimento do destino”, ressaltou. O setor de Marketing da Setur vai estudar estratégias específicas para viabilizar ações que aumentem o fluxo de turistas visando posicionar a região no mercado.  

Estiveram presentes, o Superintendente de Marketing-Setur, Paulo Kugelmas; a Coordenadora do Projeto pela Setur, Sandra Vilanova; a Coordenadora do Projeto pelo IABS, Jannyne Barbosa; o Gestor do APL de Turismo Caminhos do São Francisco, Mauro Coutinho e a Coordenadora dos projetos da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), Marcela Pimenta.

O PROJETO

O Projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Turismo na Região do Baixo São Francisco é uma ação do Governo de Alagoas através de convênio firmado entre as secretarias de Estado do Turismo (Setur) e do Planejamento e Desenvolvimento (Seplandes). O projeto será executado pelo Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS) e conta com recursos da ordem de R$ 3 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e a contrapartida do Governo.

 

São quatro os eixos de trabalho do projeto. O primeiro é o planejamento do destino turístico ao longo do Rio São Francisco em Alagoas. Já o segundo é voltado para o desenho de produtos turísticos na região. A capacitação dos profissionais é o componente principal do terceiro eixo, voltado para o desenvolvimento e o fortalecimento de serviços para garantir a viabilidade operativa e comercial desses produtos. A promoção, comercialização do destino e difusão do projeto é o quarto eixo existente no plano.

Guiomar Novais e Pollyana dos Anjos

Assessoria de Comunicação

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

cadastur.jpg

cotacao_do_dolar.jpg

tabua_das_mares.jpg

balneabilidade.jpg



Opiniões sobre Hotéis em Alagoas para suas ferias em Alagoas