» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Produtores rurais conhecem programa que beneficia cooperativas e associações
09/05/2016 - 08h19m

Produtores rurais conhecem programa que beneficia cooperativas e associações

Coopmais tem taxas diferenciadas e maiores prazos para aglomerados produtivos

Produtores rurais conhecem programa que beneficia cooperativas e associações

Programa permite a permite a liberação de até R$ 300 mil para cooperatibas e associações de pequenos produtores Eliete Amaâncio

Texto de Eliete Amâncio

Centenas de pequenos produtores rurais da região Norte participaram do lançamento do Programa de Financiamento a Cooperativas e Associações Produtivas (Coopmais), realizado pela Agência de Fomento de Alagoas – Desenvolve, durante o Governo Presente, realizado na sexta (6) e sábado (7), na região Norte do Estado.

O lançamento ocorreu no sábado, na sede da Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados (Coopeagro), em Maragogi, e contou com a participação do governador Renan Filho, que apontou o cooperativismo e o associativismo como vieses imprescindíveis para a inserção dos agricultores familiares no mercado. O Coopmais permite liberações de até R$ 300 mil, com prazo de pagamento de cinco anos e carência de até 18 meses.

Thiago Sampaio

“Esses aglomerados valorizam a mão-de-obra que os integram, favorecendo o melhor aproveitamento dos recursos e ajudando no escoamento da produção que garante sustento e dignidade”, afirmou Renan Filho.

Em seu discurso, o governador elogiou o trabalho dos cooperados e disse que a melhor forma de recompensar esse esforço é liberando parte do recurso para a modernização da cooperativa, por meio do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) que, neste caso, não é reembolsável.

Outra grande notícia foi o compromisso do governador em trabalhar para mudar a sistemática de compra da merenda escolar, de modo a beneficiar os agricultores familiares com o repasse de suas produções para as escolas do Estado. Neste caso, a Coopeagro passaria a fornecer as polpas de fruta para o atendimento dos alunos da rede pública estadual de Maragogi.

Thiago Sampaio

O presidente da cooperativa, Geraldo Cândido, agradeceu o trabalho que a Desenvolve tem feito pela entidade e, em especial, ao governador de Alagoas, pela sensibilidade em atender um pleito antigo dos assentados da região.

“No momento em que pudermos fornecer para a merenda escolar, fortaleceremos nosso trabalho, assegurando parte do escoamento da produção. Isso significa renda e sobrevivência para nossas famílias”, apontou Geraldo.

Na ocasião, além da apresentação formal do Coopmais, como parte da programação da terceira edição do Governo Presente, o governador fez uma visita para conhecer as instalações da Coopeagro, experimentou o suco da graviola produzida pelos assentados da região e assinou contrato para a liberação de R$ 100 mil, por meio da Desenvolve, para um criador de codornas de São Luiz do Quitunde. Thiago Sampaio

Rafael Brito, presidente da Desenvolve, destacou o engajamento da entidade em favorecer o trabalho das cooperativas e associações, pensando ferramentas que auxiliem esse modelo de economia solidária. “Temos nos empenhado para promover a maximização do que é produzido por esses entes, acarretando em ganhos econômicos mais justos para os trabalhadores rurais”, frisou Brito.

Participaram também do evento o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima; o secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos; o prefeito de Maragogi, Henrique Madeira; o presidente do Serviço de Engenharia do Estado de Alagoas (Serveal), Judson Cabral; e o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Alagoas, Elizeu Rêgo.