» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Nova balança de peixe da Pajuçara atrai turistas na orla
05/08/2013 - 18h15m

Nova balança de peixe da Pajuçara atrai turistas na orla

Esta é mais uma entrega do Governo do Estado que beneficia a população alagoana, pescadores e turistas

Nova balança de peixe da Pajuçara atrai turistas na orla

A balança de peixe atrai, diariamente, muitos turistas interessados em observar o movimento dos pescadores e os pescados ali comercializados.

Um dos cartões postais mais conhecidos do Estado, a praia da Pajuçara, ganhou uma nova Balança de Peixes. A entrega, realizada pelo Governo de Alagoas nesta segunda-feira (5), promete beneficiar a atividade turística.

Segundo a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, esta é mais uma entrega do Governo do Estado que beneficia a população alagoana, pescadores e turistas. “A reforma da balança de peixe é um pleito antigo do setor. Em muitos locais, é um atrativo turístico, pois mostra a cultura”, afirma Novis garantindo que a construção e readequação da Balança vai valorizar a orla, além de oferecer de forma mais organizada produtos da terra aos visitantes.

Para os proprietários do Radisson Hotel, Eduardo e André Tavares, a nova balança de peixe vai contribuir com a atividade turística. “Os hóspedes reclamavam da antiga estrutura muito estragada, além do mau cheiro. Hoje, a nova balança atende aos requisitos de higiene e manipulação dos alimentos”, ressaltou.

Eduardo conta que aguarda o trâmite, junto à Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (SEMPMA) – que está sendo intermediado pela secretaria de Estado do Turismo (SETUR) - da solicitação que viabiliza a adoção, por parte do hotel, da pracinha em frente à balança. Também  serão parceiros do Sebrae que oferecerá cursos de higienização, manipulação de alimentos e atendimento.

Já para Maria Aparecida da Silva, a Cida, presidente da Colônia de Pescadores Z-1 Almirante Jaceguay, fundada em 1921, que administra a balança, este é um sonho dos pescadores e seus familiares, acalentado há 32 anos. “Os pescadores e marisqueiros tem o orgulho de estar, agora, em um espaço limpo e saudável e o consumidor terá qualidade de pescado” enfatizou.

Cida assegurou que a balança de peixes também é um ponto turístico que atrai, diariamente, muitos turistas interessados em observar o movimento dos pescadores e os pescados ali comercializados.

A nova balança, localizada ao lado da antiga balança de pescados, foi construída pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), com parcerias da Prefeitura de Maceió; Patrimônio da União e Secretaria de Estado da Articulação Social (Seas). Trata-se de um prédio com arquitetura moderna, dotada de estrutura de trabalho para os pescadores e para receber os consumidores, em um ambiente higienizado, com todos os equipamentos novos, adquiridos pelo Estado.

A inauguração contou com a presença do governador Teotônio Vilela e diversas autoridades estaduais e municipais, além de membros da comunidade de pescadores. A solenidade foi animada pela Escola de Samba Jangadeiros Alagoanos, patrimônio da Colônia de Pescadores Z-1, e um grupo de capoeiristas.

Guiomar Novais e Pollyana dos Anjos