» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Intercâmbio entre APLs tem continuação em Limoeiro de Anadia
27/03/2015 - 13h00m

Intercâmbio entre APLs tem continuação em Limoeiro de Anadia

Arranjos Produtivos da Fruticultura trocam experiências sobre beneficiamento

Intercâmbio entre APLs tem continuação em Limoeiro de Anadia

Encontro reuniu representantes dos dois Arranjos Produtivos Locais da Fruticultura

Pedro Mesquita

A parceria entre os Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Fruticultura no Agreste e no Vale do Mundaú teve mais uma etapa concluída nesta sexta-feira (27). Os dois grupos se reuniram na sede da Associação dos Produtores Rurais de Limoeiro de Anadia (Asprolimo), onde houve a discussão sobre beneficiamento de frutas por meio da implantação de fábricas destinadas à atividade.

Na ocasião, a gestora do APL Fruticultura no Vale do Mundaú, Valdelane Tenório, citou o processo de construção e funcionamento das duas fábricas existentes na região atendida pelo arranjo, uma delas voltada à produção de sucos e outro que faz doces cristalizados.

A visita de Valdelane Tenório motivou ainda mais os produtores da região. Para o presidente da Asprolimo, Alvanio Farias, todo aprendizado é importante, principalmente quando traz crescimento coletivo. Ele acredita que desta forma é possível ampliar a atividade da associação, trazer mais qualidade aos produtos e renda aos agricultores.

“No começo, tínhamos apenas 12 associados, mas deste então batalhamos muito e hoje passamos de 100. O intercâmbio nos ajudará mais nesse sentido, pois conseguiremos trazer mais produtores para associação, além de ter mais informações para ajudar a todos e melhorar os produtos”, comemora.

De acordo com a gestora do APL Fruticultura no Agreste, Rosete Albuquerque, a parceria vem dando muito certo e deverá permanecer. “Nossos encontros estão sendo bastante produtivos e enriquecedores, as trocas de informações e o exemplo de perseverança dos fruticultores do Vale do Mundaú trazem um estímulo grande para os produtores do Agreste”, explica.

Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) Fruticultura no Agreste e Fruticultura no Vale do Mundaú fazem parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e o Sebrae.