Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

banner-turismo-alagoas.jpg

inpi.jpg

beal-2015.png

logo portlet.jpg

 
» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Designers e artistas populares da Ilha do Ferro se unem pela arte
10/05/2016 - 10h39m

Designers e artistas populares da Ilha do Ferro se unem pela arte

Trabalhos serão expostos em São Paulo ainda este ano

Designers e artistas populares da Ilha do Ferro se unem pela arte

Obras aliam conceitos contemporâneos de design à tradição da arte popular alagoana Clau Soares

Texto de Clau Soares

Quatro designers. Quatro artistas. Uma missão. Este é o resumo da empreitada realizada na Ilha do Ferro, às margens do rio São Francisco, no município de Pão de Açúcar, de quarta-feira (4) a sábado (7), para a confecção de obras que aliam conceitos contemporâneos de design à tradição da arte popular alagoana. Intitulado Projeto Design Armorial no Rio São Francisco, Afluentes, a ação visa dar mais visibilidade à arte popular local.

Os designers Rodrigo Almeida (SP), Rodrigo Ambrósio (AL), Maria Amélia Vieira (AL) e Dalton Costa (GO) uniram-se aos artistas alagoanos Zé Crente, Valmir, Petrônio e Jasson para construir produtos que serão expostos, em agosto, na Semana de Design, em São Paulo.  Cadeiras, bancos, mesa, luminárias e vasos foram produzidos em apenas quatro dias de trabalho intenso. 

Esta foi a primeira vez que o projeto foi realizado em Alagoas. Durante a imersão, os designers puderam conhecer um pouco mais da cultura da Ilha do Ferro e da rotina dos artesãos. “É uma região muito antiga que tem um ar de Brasil que não se vê em todo lugar. A nossa ideia é transpor isso para uma linguagem de design”, explicou o designer Rodrigo Almeida, idealizador do projeto. 

Os artesãos participantes, reconhecidos nacionalmente por suas peças talhadas em madeira típica da caatinga ribeirinha, ficaram orgulhosos de participar do projeto Afluentes. “Quanto mais a gente participa, mais a gente aprende. Os meninos (designers) são muito bons. Parceria ótima”, avaliou o escultor Jasson, que trabalhou com Dalton Costa.

O projeto tem o apoio da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), do Governo do Estado de Alagoas e da Galeria Karandash.  “O foco é destacar o povoado e a arte alagoana, levantando a autoestima dos artistas ribeirinhos”, afirmou o reitor da Uneal, Jairo Campos, que também coordena o Núcleo de Pesquisa em Literatura e Artes Visuais (Nuplav), um dos viabilizadores das oficinas, durante os quatro dias de imersão. 

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

cadastur.jpg

cotacao_do_dolar.jpg

tabua_das_mares.jpg

balneabilidade.jpg



Opiniões sobre Hotéis em Alagoas para suas ferias em Alagoas