Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

banner-turismo-alagoas.jpg

inpi.jpg

beal-2015.png

logo portlet.jpg

 
» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Cenário industrial de Alagoas tem 58 empresas em prospecção
22/07/2016 - 14h05m

Cenário industrial de Alagoas tem 58 empresas em prospecção

Setor químico-plástico tem 15 empresas em processo de negociação e é destaque na atração de negócios

Cenário industrial de Alagoas tem 58 empresas em prospecção

Atualmente o Estado já conta com empreendimentos referenciais no segmento, como a Braskem, Tigre A-DS, Krona Tubos e Conexões e Corplastic

Texto de Andressa Alves

Como resultado da política de prospecção adotada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), o cenário industrial de Alagoas possui, atualmente, 58 empresas em processo de negociação para instalação no estado, que deverão movimentar a economia local e gerar emprego e renda para centenas de alagoanos.

 No primeiro semestre do ano, o número de empresas em prospecção era de 44, representando um crescimento de 31% de março para agora. Dentre os empreendimentos, o setor químico-plástico, já consolidado em Alagoas, continua sendo destaque na atração de negócios, com 15 empresas em prospecção. Atualmente o Estado já conta com empreendimentos referenciais no segmento, como a Braskem, Tigre A-DS, Krona Tubos e Conexões e Corplastic.

A Cadeia Produtiva da Química e do Plástico de Alagoas é formada pelo Governo do Estado, Federação das Indústrias, Sebrae, Senai, Associação das Empresas do Polo Multissetorial Governador Luiz Cavalcante, Associação das empresas do Polo Industrial José Aprígio Vilela, Algás, Braskem e Sindicato das Indústrias de Plástico e Tinta de Alagoas (Sinplast).

Além disso, o segmento moveleiro e cerâmico também segue em crescimento. Na cadeia de cerâmica, por exemplo, são seis empresas em processo de negociação para instalação.

Política de prospecção

Apresentando os diferenciais competitivos para captação de novos negócios, a política de atração é pautada, primordialmente, nas missões realizadas em estados que atuam como referência de desenvolvimento econômico industrial do Brasil.

As últimas missões foram realizadas em São Paulo, onde o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, visitou a unidade da Citrus Juice - maior produtora e exportadora de suco de limão do Brasil e se reuniu com empresários da CBS Elos do Brasil, e no Rio de Janeiro, onde conheceu  o modelo de incentivos e concessão de áreas desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin).

Novo Prodesin

Um importante aliado na atração de novas indústrias é o Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin) que passou por uma modernização para garantir melhores incentivos às empresas que buscam se instalar em Alagoas.

A reformulação do Prodesin foi resultado do trabalho conjunto entre a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Sedetur. Após essa modernização, Alagoas está entre os estados mais competitivos do país para atração de indústrias,

Anteriormente, a empresa que contava com o incentivo do Prodesin recebia desconto de 50% do ICMS. O novo Prodesin propõe um crédito presumido de 92%, uma grande mudança na carga tributária. Apesar do número de desconto ser o mesmo que em Pernambuco, por exemplo, Alagoas possui vantagens, uma vez que o desconto concedido no estado vizinho só é válido para empresas que vão se instalar na região do sertão.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

cadastur.jpg

cotacao_do_dolar.jpg

tabua_das_mares.jpg

balneabilidade.jpg



Opiniões sobre Hotéis em Alagoas para suas ferias em Alagoas