Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

banner-turismo-alagoas.jpg

inpi.jpg

beal-2015.png

logo portlet.jpg

 
» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Alagoas participa de atualização do Mapa do Turismo Brasileiro
29/02/2016 - 10h05m

Alagoas participa de atualização do Mapa do Turismo Brasileiro

Oficina da Categorização dos Municípios das Regiões Turísticas terá início na próxima segunda-feira (29)

Alagoas participa de atualização do Mapa do Turismo Brasileiro

Regiões turísticas como Caminhos do São Francisco farão parte das oficinas. (Foto: Arquivo/CBSF)

Texto: Andressa Alves 

Com foco na multiplicidade dos destinos no Brasil, o Programa de Regionalização, do Ministério do Turismo (MTur) prevê a atualização do Mapa do Turismo brasileiro em 2016. A ação funcionará como um instrumento de orientação do órgão no desenvolvimento de suas políticas públicas, definindo a área e recortes territoriais que devem ser trabalhados prioritariamente.

Em Alagoas, técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) iniciam, na próxima segunda-feira (29), a fase de Oficina da Categorização dos Municípios das Regiões Turísticas, que abre diálogo com representantes do segmento no poder público municipal e todo o trade turístico local.

“Para a definição e as atualizações do Mapa do Turismo Brasileiro, é fundamental a participação dos representantes das regiões turísticas e municípios para verificarmos se as exigências do ministério serão atendidas e para que seja efetivado o apoio à estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo de forma descentralizada”, afirma o supervisor de Estudos e Pesquisas da Sedetur, Francis Hurst.

Programação  - Divididos por regiões, o primeiro encontro acontece em Maceió, na sede da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur). No mês de março, a programação das oficinas segue para as outras regiões. Na região Costa dos Corais, a oficina será realizada em Maragogi, nos dias 03 e 16. A região Caminhos do São Francisco receberá a equipe nos dias 09 e 17, no município de Penedo e Piranhas, respectivamente.

No destino Lagoas e Mares do Sul, o encontro será no dia 14. Já na região Agreste, a oficina será realizada em Arapiraca, no dia 15 de março. Encerrando a programação, a última localidade a receber a oficina será a região dos Quilombos, no dia 21 de março.

Mapa do Turismo Brasileiro

O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento instituído pela Portaria MTur Nº 313, de 3 de dezembro de 2013,  no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo, que orienta a atuação do Ministério no desenvolvimento das políticas públicas. 

É o Mapa do Turismo Brasileiro que define as áreas que deverão ser trabalhadas como prioridades. Ele é atualizado periodicamente, e conta com versões de 2004, 2006, 2009 e 2013. O último mapa, elaborado em 2013, conta com 50 municípios alagoanos categorizados.

“A participação nesse processo ajuda a organizar o território sob os princípios de relevância turística, afirmando a potencialidade de cada município em âmbito federal. Além disso, auxilia na captação de recursos; promove maior visibilidade às cidades, que passam a ser beneficiadas em decisões e políticas públicas mais amplas voltadas para o segmento no país”, explica a superintendente de Turismo da Sedetur, Natália Cordeiro.

A segunda fase do programa prevê a inserção dos dados municipais no sistema disponibilizado pelo Ministério do Turismo.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

cadastur.jpg

cotacao_do_dolar.jpg

tabua_das_mares.jpg

balneabilidade.jpg



Opiniões sobre Hotéis em Alagoas para suas ferias em Alagoas