» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015 Sedetur realiza I Encontro de líderes - Brasil e China: oportunidades para Alagoas
11/07/2017 - 11h49m

Evento reuniu setor produtivo alagoano para palestra do presidente da Câmara de Comércio Brasil- China, Charles Tang

Durante a solenidade, o governador foi diplomado como conselheiro honorário da Câmara de Comércio Brasil – China. Fotos: Márcio Ferreira

Morena Melo

O Nordeste é o segundo maior mercado consumidor do País e Alagoas tem, atualmente, o incentivo fiscal mais competitivo da região. Diante deste cenário, líderes de diversos segmentos do setor produtivo e do Governo do Estado se reuniram na manhã desta segunda-feira, 11, no Palácio Floriano Peixoto, para estreitar as relações entre o mercado chinês e o alagoano.

O público assistiu uma palestra do presidente da CCIBC - Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, membro do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial em São Paulo e do World Policy Intstitute em New York, Charles Andrew Tang.

“Nós temos muitas possibilidades de intercâmbio comercial entre a China e o Brasil. Mesmo diante do cenário desfavorável no Brasil, Alagoas passa por um momento fiscal equilibrado, com incentivos atraentes e a equipe de governo bastante aberta ao diálogo para diversificação das cadeias produtivas”, disse Tang.

A relação entre o país asiático e a economia alagoana se estreitou em 2015, quando a ZTT, fábrica chinesa especializada em fibra óptica, se instalou no Estado.

“Nós realizamos a prospecção da indústria, apresentando os nossos diferenciais competitivos, com o melhor incentivo fiscal do Nordeste, a segurança jurídica proporcionada e a localização estratégica de Alagoas como hub logístico na região. Hoje a fábrica já estuda sua ampliação, e a Sedetur está em processo de atração de 4 novas indústrias chinesas, que vão representar um investimento de R$ 1 bilhão para Alagoas”, explicou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima.

Para o vice-presidente global da empresa ZTT, Tom Qu, a instalação da fábrica em Alagoas foi uma decisão próspera para a empresa. “O Brasil é o mercado mais importante da América Latina, Inauguramos a primeira etapa da nossa fábrica e já iniciamos o planejamento para a segunda fase do nosso investimento. Esta fábrica consolidou uma experiência de sucesso no Brasil e nós compartilhamos essas oportunidades com outras empresas na China”, disse.

No evento, o Governador, Renan Filho, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, e o vice-presidente e fundador da Câmara Paraguai-China, Estanislao Franco de Oliveira, foram homenageados e reconhecidos como conselheiros da Câmara de Comércio Brasil-China e Paraguai-China.