Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

banner-turismo-alagoas.jpg

inpi.jpg

beal-2015.png

logo portlet.jpg

 
» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015 Investimento da Casal prevê expansão de esgotamento sanitário de Maragogi
21/06/2017 - 14h35m

Investimento da Casal prevê expansão de esgotamento sanitário de Maragogi

Obras também serão executadas para reforçar o abastecimento de água na cidade turística

Investimento da Casal prevê expansão de esgotamento sanitário de Maragogi

Governo e Casal assinaram, em 9 de junho, convênio de Cooperação Mútua do Plano de Investimentos que garante o recurso para as melhorias no esgotamento. Foto: Márcio Ferreira

Severino Carvalho e Francisco Alves

O Plano de Investimentos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) para 2017 prevê ações em 77 municípios alagoanos. Em Maragogi, no Litoral Norte, as obras vão reforçar o abastecimento de água e combater um problema antigo, que aflige moradores e visitantes do segundo maior polo turístico do Estado: o lançamento de efluentes sem tratamento em pontos da praia urbana da cidade.

Para isso, a Casal e o Governo do Estado vão aplicar R$ 1.198.625,34 na ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Maragogi. O processo licitatório já foi concluído; encontra-se em análise no setor jurídico da Companhia e deve seguir para homologação da diretoria da Casal. A previsão é de que isto ocorra ainda este mês.

Em julho, será emitida a ordem de serviço e iniciadas as obras, com previsão de serem concluídas até dezembro deste ano, conforme prevê o contrato. Serão executados obras e serviços de implantação de sistema de rede coletora de esgoto, recuperação da rede coletora existente no conjunto Adélia Lira e recuperação das estruturas físicas de quatro estações elevatórias de esgoto na cidade de Maragogi.

O município sofre há mais de uma década com o lançamento de esgoto em pontos localizados da praia urbana do município, sobretudo em função dos efluentes sem tratamento advindos do Conjunto Adélia Lira (Grota), cujo sistema de esgotamento sanitário se encontra desativado há mais de dez anos e não era operado pela Casal. Outra fonte de poluição são as ligações clandestinas de esgoto às galerias de água pluvial.

“Com as obras que serão executadas pela Casal, não há dúvida de que haverá redução de lançamentos indevidos nas praias de Maragogi”, afirmou o presidente da Casal, Clécio Falcão.

O diretor-executivo do Costa dos Corais Convention& Visitors Bureau (CCC&VB), Renato Lobo, afirmou que as obras de expansão do sistema de esgotamento sanitário de Maragogi são muito importantes, sobretudo do ponto de vista ambiental e turístico.

“Esse passo é uma importante conquista de preservação do principal produto turístico e, sobretudo, para a APA marítima (Área de Preservação Ambiental) Costa dos Corais, que deve ser preservada”, enfatizou Lobo.

 

Água

O Plano de Investimentos da Casal contempla, ainda, obras que reforçarão o abastecimento de água em Maragogi. Serão feitas melhorias no reservatório apoiado do conjunto Evangélico. Esta obra está em fase de projeto. A previsão é de que todas as fases até a execução estejam concluídas no segundo semestre deste ano.

O Plano de Investimentos Casal 2017 vai disponibilizar R$ 100 milhões para a execução de obras, serviços e ações em 77 municípios operados pela Companhia em Alagoas, inclusive na capital.

Os recursos serão desembolsados pela Companhia e pelo Governo do Estado - 50% para cada parte -, conforme prevê o Convênio de Cooperação Mútua assinado no dia 9 de junho pelo governador Renan Filho, pela secretária de Estado da Infraestrutura, Maria Aparecida Machado, e pelo presidente da Casal.  

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, considera que garantir o avanço de obras estruturantes representa um salto para o turismo de Alagoas, que tem sido fundamental à economia, gerando emprego e renda para a população.

 

“Atualmente nós temos um hotel em construção e quatro em ampliação, em Maragogi e Japaratinga, o que vai significar mais 1.200 leitos disponíveis. Maragogi é o segundo destino que mais recebe visitantes em Alagoas, ficando atrás apenas de Maceió. Para muitas pessoas, o município é a porta de entrada para o nosso estado, o nosso cartão de visitas”, destacou o secretário. 

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

cadastur.jpg

cotacao_do_dolar.jpg

tabua_das_mares.jpg

balneabilidade.jpg



Opiniões sobre Hotéis em Alagoas para suas ferias em Alagoas