» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015 Sedetur apresenta dados do Plano de Desenvolvimento Econômico de Alagoas
15/03/2017 - 14h45m

Sedetur apresenta dados do Plano de Desenvolvimento Econômico de Alagoas

Diagnóstico será apresentado nesta quinta-feira (16), às 8h30, no Centro de Convenções Ruth Cardoso

Sedetur apresenta dados do Plano de Desenvolvimento Econômico de Alagoas

Texto de Andressa Alves

Estabelecer um diagnóstico situacional de Alagoas para, a partir disso, identificar as demandas e principais potencialidades das regiões do Estado, desenvolvendo-as estrategicamente. Este é o principal propósito do Plano de Desenvolvimento de Alagoas (PDE), que terá o primeiro diagnóstico apresentado ao público na próxima quinta-feira (16), às 8h30, no Centro de Convenções Ruth Cardoso.

Previsto dentro da Política Nacional de Desenvolvimento Regional- e executado localmente pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), o projeto realizou o levantamento de dados e a participação da população para identificar as principais demandas dos municípios.

“O plano é fruto de diversas consultas realizadas até o momento, em entrevistas, pesquisas e oficinas participativas. Esse encontro irá funcionar como um seminário de validação, onde serão apresentados os resultados das etapas anteriores e poderão ser feitos os ajustes necessários para publicação final do PDE, que deverá pautar as próximas ações”, explica a superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Sedetur, Giselle Mascarenhas.

Para construção do plano, os segmentos foram divididos entre Agronegócio e Desenvolvimento Rural, Turismo, Indústria de Transformação, Comércio e Serviços.

O encontro contará com a presença de representantes dos principais parceiros do projeto, dentre eles o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (ICCA), IABS, Ministério da Integração e Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).