» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015 Governo de AL aposta em jovens talentos para fomentar inovação no mercado
19/05/2017 - 11h03m

Governo de AL aposta em jovens talentos para fomentar inovação no mercado

Programas como o Em Ação e o apoio a eventos que promovem a carreira de jovens fazem parte das iniciativas do Estado

Governo de AL aposta em jovens talentos para fomentar inovação no mercado

O Projeto Em Ação já impactou mais de 2 mil estudantes dos ensinos médio e superior. Foto: Jonathan Lins

Cecília Tavares

Yuri Ferreira, de 22 anos, é estudante de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), campus Delmiro Gouveia, e vem trabalhando no desenvolvimento de um aplicativo voltado para escolas públicas e universidades, que consiste na automatização de correção de provas objetivas, com algumas funcionalidades extras – como a possibilidade de integrar pais e professores para, juntos, acompanharem o desempenho do aluno durante o decorrer do ano letivo.

Yuri pretende levar seu projeto adiante por meio do Em Ação, programa coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), que estimula o empreendedorismo entre os jovens alagoanos, levando as melhores ideias do ambiente acadêmico para o setor produtivo.

“Essa iniciativa do Governo de Alagoas, de promover o empreendedorismo entre os jovens, desenvolvendo novas ideias e soluções, é fantástica. Ao apoiar novos projetos, o Estado de AL avança, trilhando um caminho que vai dar muito certo. Aliás, que já está dando certo”, afirmou o estudante.

Realizado em parceria com o Sebrae/AL, o Em Ação foi implantado no Estado em 2015 e já impactou mais de 2 mil estudantes dos ensinos médio e superior. Para este ano, o programa foi reformulado e passa a ter como foco o estímulo a ideias pautadas na solução de problemas já recorrentes no Estado, além da presença no interior de Alagoas, regionalizando o desenvolvimento econômico e explorando as potencialidades de cada município.

“Com o Em Ação, a Sedetur busca focar no fomento da inovação no mercado alagoano, sobretudo entre jovens. Para esta nova fase, o programa está pautado no alcance do setor produtivo em forma de produtos e serviços competitivos no cenário nacional e internacional, buscando consolidar estratégias iniciadas no Fórum Estadual das Micro e Pequenas Empresas (Fempe), especificamente nas políticas para a promoção e estímulo ao empreendedorismo”, explica a superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Sedetur, Giselle Mascarenhas.

Além de promover a inovação no mercado alagoano com foco nos jovens, o Governo de Alagoas apoia iniciativas que fomentem a carreira de quem está entrando no mercado de trabalho. Um bom exemplo é o Pitch Bootcamp, um “acelerador” de carreiras, que aproxima empresas, universidades e jovens talentos.

O projeto, que teve origem em Portugal em 2013, consiste em unir duas pontas do mercado – de um lado, jovens universitários e recém-formados; do outro, empresas dispostas a descobrir novos talentos e entender melhor como funciona a nova geração de profissionais.

O Pitch Bootcamp terá sua primeira edição no Brasil em Maceió, entre os dias 2 e 3 de junho, no Centro de Convenções, em Jaraguá.  O evento, que já teve 86 edições pelo mundo, conta com oficinas e workshops, além de espaço para os jovens se apresentarem aos representantes das empresas presentes.