» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015 AL participa da 27ª Reunião do Programa de Regionalização do Turismo, no DF
19/05/2017 - 12h15m

AL participa da 27ª Reunião do Programa de Regionalização do Turismo, no DF

Encontro reuniu representantes dos órgãos oficias de turismo de todo país e discutiu demandas do setor

Marcel Leite

Gestores públicos de turismo de todo o país se reuniram na última quinta-feira (18), em Brasília (DF), para participar da 27ª Reunião dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo (Mtur). Alagoas foi representado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) no evento.

Na ocasião, foram abordadas experiências com foco no aperfeiçoamento da gestão do setor e a melhoria do desenvolvimento do Programa de Regionalização do Turismo nos Estados. Também foram debatidas a categorização de municípios turísticos, a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro e a lei do Novo Marco Regulatório, que trata do regime jurídico de parcerias entre a Administração Pública e organizações da sociedade civil.

Alagoas já tem 28 cidades mapeadas no Programa de Regionalização do Turismo

“O encontro é uma nova oportunidade para que o Ministério do Turismo conheça as demandas dos Estados e desenvolva projetos como o Mapa do Turismo do Brasileiro, categorizando os municípios para que recebam os recursos da pasta. Alagoas já tem 28 cidades mapeadas no Programa de Regionalização do Turismo e estamos promovendo constantemente oficinas para que todos os 102 municípios alagoanos possam se adequar às exigências”, afirmou o superintendente de Turismo da Sedetur, Paulo Kugelmas.

Mapa do turismo do Brasil

O Ministério do Turismo expediu uma portaria com o intuito de ampliar a quantidade de cidades que receberão recursos federais vindos da pasta, através da inclusão no Mapa do Turismo do Brasil.

Para participar, o município deve ter um órgão responsável pelo segmento e encaminhar a Lei Orçamentária, com recursos destinados ao turismo, e um Termo de Compromisso assinado pelo prefeito ou por um dirigente que responda pela pasta. As cidades interessadas devem procurar a Sedetur até o dia 31 de maio para entregar a documentação exigida.