Competência

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo

TURISMO A Superintendência de Turismo da Sedetur atua na divulgação, promoção e apoio a comercialização do turismo de Alagoas, nacional e internacionalmente, com foco no incremento do fluxo turístico para o Estado e da receita gerada pela atividade e, consequentemente, no fomento de toda a cadeia produtiva local.

MARKETING E PROMOÇÃO DO DESTINO ALAGOAS - A nova estratégia de marketing do Turismo em Alagoas conta com quatro frentes: planejamento estratégico, identidade, promoção e apoio à comercialização e marketing digital.

A primeira parte consiste na formatação de um plano de marketing com ações de curto, médio e longo prazo, no monitoramento de mercados emissores e de oferta, no controle de implantação das ações e na avaliação dos resultados das ações a serem desenvolvidas.

Quanto à Identidade do destino Alagoas, o foco é a definição da marca turística do Estado, estabelecendo o seu posicionamento e a linha visual padronizada para a utilização de materiais e na presença em feiras e eventos de caráter regional, nacional e internacional. Além disso, a promoção de campanhas publieditoriais, o monitoramento e complementação do banco de imagens de acordo com os produtos priorizados para a promoção e a renovação da imagem do destino com a incorporação de valores dos seus principais setores são ações estratégicas dentro do planejamento global.

A promoção e o apoio à comercialização estão voltados para a agenda comercial, o relacionamento com os principais players do setor, treinamentos, apoio à captação de voos e eventos, tendo o Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, e a participação em feiras especializadas.  As atividades estão direcionadas para a criação de uma agenda comercial anual nos mercados nacional e internacional, integrando feiras, treinamentos e outras ações de relacionamento com os canais intermediários; acordo de cooperação com os estados do Nordeste para promoção internacional; revisão de convênios com o trade local, com adequação dos planos de trabalho; apoio a atração de investimentos e novas frequências aéreas e a integração com o projeto de dinamização do Turismo no São Francisco.

O fortalecimento do marketing digital é uma das principais estratégias da Sedetur no processo de promoção do destino Alagoas. Os objetivos estratégicos passam pela avaliação, manutenção e redirecionamento dos procedimentos de comunicação digital existentes, a promoção e consolidação da imagem institucional da Secretaria, e, em especial, a disseminação de ofertas de produtos e serviços do Estado na área turística.

Com um número de turistas que procuram informações no meio digital cada vez maior, a Sedetur entende como prioridade estar bem posicionada nos principais veículos e canais.

INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS 

A Superintendência de Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) tem seu trabalho direcionado para a execução de ações que visam à geração de atividades produtivas, por meio de políticas públicas, de forma a agregar valor à cadeia da indústria, comércio e serviços, com a atração de empreendimentos de pequeno, médio e grande porte para o Estado.                       

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO  - As atividades e serviços de atração de investimentos da Sedetur estão focadas no atendimento empresarial para apresentar oportunidades de negócios e diferenciais competitivos, como os incentivos governamentais para a implantação e/ou modernização de unidades fabris. Esses negócios são mapeados e prospectados de acordo com a vocação e potencialidade econômica do Estado e de regiões específicas. 

Os empresários recebem assessoria técnica, sendo acompanhados desde o desenvolvimento do seu projeto, bem como nos tramites junto aos demais órgãos da administração pública. Empresas que já contam com incentivos concedidos pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Conedes) contam com um acompanhamento direto para que os seus empreendimentos sejam instalados dentro dos prazos pré-estabelecidos. 

Para aumentar o poder de captação de novos investimentos, bem como estimular os negócios e as cadeias produtivas já existentes, a Sedetur trabalha para a criação e modernização de distritos e polos industriais, de modo a promover a infraestrutura necessária para atração de novos empreendimentos, garantindo a diversificação da economia com a desconcentração de investimentos por todo o Estado. Diante da vocação e disponibilidade de infraestrutura (água, energia, rodovias), cabe a Secretaria, junto aos municípios, identificar quais localidades possuem áreas para a exploração do setor produtivo. 

Neste cenário, a Sedetur tem como prioridade para a parte de Indústria, Comércio e Serviço de Alagoas a consolidação e modernização da política de incentivos do Governo do Estado e a prospecção de novas cadeias produtivas. Também é competência da Sedetur definir novas áreas para a instalação de novos empreendimentos, oferecer apoio ao setor produtivo para identificar demandas e promover a melhoria de pontos como logística e infraestrutura, além de dinamizar a política de atração de micro e pequenas empresas e prospectar novos empreendimentos no que diz respeito à energia renovável.

- A Superintendência de Energia e Recursos Minerais da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) tem o objetivo de estimular e desenvolver ações nas áreas energética e mineral para gerar oportunidades de negócios e promover a efetiva utilização desses recursos, visando o desenvolvimento sustentável de Alagoas.

ENERGIA E RECURSOS MINERAIS

 Para o apoio na execução da política energética de Alagoas, a Sedetur trabalha tanto na disseminação e diversificação da base de informações e conhecimento socioeconômicos, como desenvolver ações de incentivo ao uso eficiente de energia e ao aproveitamento de energias alternativas.  A Sedetur elabora publicações de modo a gerar conhecimento para o setor produtivo local e possíveis investidores, como o Balanço Energético de Alagoas, Atlas Eólico, Solar e da Biomassa, e Mapas Geológico e de Recursos Naturais. A Sedetur também é responsável por coordenar e organizar o Conselho Estadual de Política Energética (Cepe), que tem como presidente da pasta o titular da Secretaria.

A Sedetur trabalha com diversas frentes para a garantia do desenvolvimento da matriz energética de Alagoas, tendo como eixos de atuação a participação de estudos e ações que visem à redução da carga tributária do setor energético para apoio do setor empresarial; incentivar e apoiar a interiorização dos serviços de distribuição de gás natural e participar de estudos para discussão de um novo marco regulatório para o assunto; apoiar e exercer influência para que haja retorno da competitividade do etanol no mercado de combustíveis e concentrar esforços para que se intensifique estudos onshore e offshore na Bacia Sergipe-Alagoas, com a definição de cronogramas  anuais de leilões para descoberta e exploração de novas jazidas de petróleo e gás natural.

Quanto ao desenvolvimento de energias renováveis, a Sedetur atua exercendo influência na definição de uma matriz energética nacional sustentável de longo prazo; incentivar o apoio a ações para aproveitamento das potencialidades de energia solar e eólica existentes no estado;  apoiar iniciativas públicas e empresariais para implantação de programas relativos à produção de biocombustíveis no estado e o apoio e participação da estruturação para aproveitamento energético dos resíduos sólidos.

Para melhoria de infraestrutura, por meio do Cepe, a Sedetur trabalha no apoio para a implantação de linhas de transmissão e subestações de energia elétrica, principalmente nas regiões Agreste e Sertão do Estado e participa da definição dos modelos de concessões de serviços de distribuição de energia elétrica que propiciem melhor qualidade do serviço e com modicidade tarifária adequada com a competitividade da indústria alagoana. 

DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Possui como propósito formular, articular e realizar ações para promover o desenvolvimento regional e setorial, por meio da inclusão produtiva e do estímulo ao empreendedorismo, gerando diversificação econômica para a sustentabilidade dos micro e pequenos negócios em Alagoas. Compete à Superintendência de Desenvolvimento Regional e Setorial promover o desenvolvimento de maneira competitiva e sustentável, além de organizar o ambiente local para o aprimoramento do mercado, em conjunto com prefeituras e entidades empresariais, procurando identificar oportunidades de negócios nos municípios. Essa superintendência trabalha o conhecimentos e, dessa forma, permite que as comunidades atendidas por suas ações construam sua independência. Levando novas estruturas produtivas e inovação tecnológica por meio de parcerias com entidades nacionais e internacionais. Entre os diversos projetos que são alocados nessa superintendência estão os Arranjos Produtivos Locais, o Programa do Artesanato Brasileiro em Alagoas, Programas de Empreendedorismo, Compra Alagoas, Alagoas Catador, Amigo Trabalhador, Cooperativismo e Associativismo, dentre outros projetos necessários para o desenvolvimento econômico sustentável de Alagoas.